Redes Sociais:
Buscar por:

::Notícias::



Hemeroteca Digital Catarinense é finalista no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Segunda, 18 de Julho de 2016
O projeto Hemeroteca Digital Catarinense, que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) desenvolve em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na Biblioteca Pública de Santa Catarina, foi selecionado para a etapa final do 29º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A Hemeroteca tem por objetivo divulgar e preservar o acervo documental de publicações periódicas catarinenses, em especial jornais e revistas editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX.
 
Promovido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é a maior premiação na área de promoção e preservação do Patrimônio Cultural de todo o país. Entre os 220 projetos inscritos neste ano, 60 propostas de 22 estados brasileiros e Distrito Federal serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação na etapa final, sendo dois de Santa Catarina. 
 
A etapa final será realizada nos dias 27 e 28 de julho, quando a Comissão Nacional se reunirá na sede do Iphan, em Brasília (DF), para definir os oito vencedores. Os escolhidos serão contemplados com R$ 30 mil como estímulo e forma de reconhecimento às iniciativas de preservação, salvaguarda e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural.   
 
:: A lista completa dos selecionados pode ser acessada no site do Iphan 
 
Sobre a Hemeroteca Digital
 
A Hemeroteca Digital Catarinense promove o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf). A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) / Instituto de documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Biblioteca Pública de Santa Catarina, vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 
 
Iniciada em novembro de 2013, a Hemeroteca já contempla em sua base de dados cerca de 784 títulos digitalizados, com 17.339 edições, totalizando aproximadamente 70 mil páginas, disponíveis para consulta pública e transferência de arquivos mediante acesso pelo endereço eletrônico: hemeroteca.ciasc.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC