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Regras e orientações aos participantes

REGRAS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS PARTICIPANTES DO CIC 8:30 - GRANDES ENCONTROS
 
Os espetáculos do CIC 8:30 - Grandes Encontros são ocasiões especiais e significativas para produtores e artistas. Ler e seguir as orientações abaixo são a garantia de sucesso e de realização de um evento à altura dessa oportunidade. 
 
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Lembrar de cuidar de todos os aspectos da produção é essencial para garantir o sucesso de um evento, principalmente quando envolve muitos artistas em um evento especial como o CIC8:30 - Grandes Encontros. Todo esse trabalho e essa produção se justificam pela presença de público, motivo pelo qual o planejamento na divulgação merece uma atenção específica.
 
PLANEJAMENTO DA DIVULGAÇÃO E VENDAS
Público-alvo, título do espetáculo, valor do ingresso, venda on-line, venda dirigida de ingressos, inclusão de elemento atrativo conferidor de reconhecimento público do espetáculo (convidado especial de renome ou evento especial comemorativo), elaboração de releases, fotos, design dos materiais de divulgação, patrocínio, panfletagem, outdoor, campanhas, promoções, redes sociais, mídias impressas, televisivas e radiofônicas. É importante não apenas fazer com que as pessoas fiquem sabendo do evento, mas que se interessem e estejam dispostas a pagar e convidar os amigos para ir. 
 
PLANEJAMENTO DO ESPETÁCULO
Planejamento de ensaios, requisitos técnicos, visita técnica ao teatro, elaboração de rider técnico e mapa de palco, plano de luz, conceito e cronograma sequencial do espetáculo e cronograma da montagem, cenário e projeções de vídeo, figurino, apoio aos artistas (camarins, produção de bastidores e palco), falas de abertura e agradecimento, informações ao público e acompanhamento da entrada. Para o planejamento do evento, o produtor deve complementar a estrutura oferecida pelo projeto CIC 8:30 - Grandes Encontros que inclui serviços de diversos setores da Fundação Catarinense de Cultura. 
 
Importante: A FCC solicita que conste sempre a logomarca do projeto CIC 8:30 – Grandes Encontros e da Fundação Catarinense de Cultura nas divulgações impressas e digitais do evento do CIC 8:30 – Grandes Encontros e seja sempre mencionado em entrevistas e releases enviados para a imprensa que de que o evento faz parte do CIC 8:30 – Grandes Encontros da Fundação Catarinense de Cultura
 
ESTRUTURA OFERECIDA PELA FCC E RECOMENDAÇÕES GERAIS
 
ESTRUTURA FÍSICA E TÉCNICA DO TEATRO ADEMIR ROSA
O Teatro Ademir Rosa possui técnicos de luz e som que conhecem bem a estrutura e os recursos técnicos do Teatro e podem ajudar a orientar a montagem. Para o planejamento do show é importante consultar os técnicos e a administração do Teatro, além da coordenação do projeto.  A estrutura dos camarins, cozinha, palco, equipamentos e recursos técnicos fica à disposição da produção. A descrição dos dados técnicos e a lista dos equipamentos do teatro estão disponíveis no seguinte link: http://www.fcc.sc.gov.br/tar//paginas/927/dadostecnicos
 
VENDA DE INGRESSOS
O valor dos ingressos é definido pelo produtor entre R$10,00 e R$40,00. São vendidos nas bilheterias do Teatro Ademir Rosa e no Teatro Alvaro de Carvalho diariamente (incluindo domingos e feriados), das 13h às 19h. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia. Pagamento somente em dinheiro e cartão de débito das bandeiras Master, Visa, Diners, Hipercard e Hiper.
 
Direito à meia-entrada:
- Estudantes;
- Maiores de 60 anos;
- Menores de 18 anos;
- Portadores de necessidades especiais ;
- Professores de Florianópolis e do Estado;
- Doador de Sangue;
- Idosos.
 
O produtor pode retirar ingressos para venda antecipada e utilizar serviços terceirizados de venda, desde que combine com a administração do Teatro.
 
DIVULGAÇÃO
A FCC oferece os seguintes materiais de divulgação:

FÔLDERES E CARTAZES: normalmente são produzidos 2 mil fôlderes e 40 cartazes. A coordenação do projeto distribui até o limite de 1 mil fôlderes e 10 cartazes. A distribuição do restante é um dever do produtor. Caso não possa realizá-la, deve avisar com antecedência para produzirmos menos impressos. Para que o material seja produzido em tempo hábil para distribuição, é importante que o produtor envie o release e as fotos ilustrativas com 45 dias de antecedência.  

LISTA DE E-MAILS: enviamos a divulgação do show para nossa lista de e-mails do CIC 8:30 - Grandes Encontros. 

OUTDOOR: um outdoor de 4,5m x 3m é colocado em frente ao Centro Integrado de Cultura (CIC) no domingo anterior ao evento. 
 
PROPAGANDA EM VÍDEO
É possível inserir um teaser de um minuto antes de eventos realizados no Teatro Ademir Rosa. Para isso, é necessário que o material produzido tenha um aspecto profissional e inclua sempre a menção e as logomarcas da FCC e do CIC 8:30 - Grandes Encontros. Com bastante antecedência, é possível solicitar à produção do CIC 8:30 a elaboração desse material.  Um exemplo de teaser pode ser visto no seguinte link: https://youtu.be/m2XeIvc2zww 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Além do serviço oferecido pela FCC, o produtor pode contratar uma assessoria de imprensa própria. Nesse caso, é importante manter a assessoria da FCC informada a fim de desenvolver um trabalho complementar, lembrando sempre que o evento é promovido pela FCC dentro do projeto CIC 8:30 - Grandes Encontros. Solicitamos, em todo caso, que a criação de eventos no Facebook seja de responsabilidade exclusiva da Assessoria de Comunicação da FCC, podendo sua administração ser compartilhada com a produção do evento.
 
REGISTRO DOS EVENTOS 
Os espetáculos são registrados em formato audiovisual por profissionais técnicos da FCC. Na semana seguinte ao evento, esse registro estará disponível para o grupo participante, bastando trazer um HD externo ou um pendrive de alta capacidade (32gb). 
 
ECAD
O Ecad cobra 10% do valor arrecadado na bilheteria, a não ser quando o show apresenta exclusivamente obras de domínio público ou de autoria do grupo. Neste caso, é necessário que o compositor preencha e apresente à FCC, com até 20 dias de antecedência, a declaração de titular não filiado (disponível em http://www.fcc.sc.gov.br/tac8emponto//arquivosSGC/DOWN_182007Arr099___Declaraco_Titular_No_Filiado_(1).pdf ),  em que declara a autoria das músicas executadas no espetáculo. No caso de o artista ou grupo estar filiado, é necessária a declaração de isenção por parte da associação correspondente.  
 
ILUMINAÇÃO
Os técnicos do Teatro estarão disponíveis para auxiliar a montagem da luz e orientar sobre questões da estrutura técnica do espaço. No entanto, eles não realizam a operação de luz durante os espetáculos sendo, portanto, necessária a contratação de um iluminador para operar o equipamento. As gelatinas que fornecem cor ao sistema de iluminação também são de responsabilidade do produtor. 
 
SONORIZAÇÃO
A sonorização é realizada pela empresa Conceptsom. É importante combinar detalhadamente com a empresa sobre as necessidades técnicas e agendamento da passagem de som, pelo e-mail contato@conceptsom.com.br ou telefone (48) 3033-2779. A empresa oferece o suporte profissional completo de sonorização com os seguintes equipamentos:
 

ITEM

BENS

DESCRIÇÃO

       
 

SISTEMA DE PALCO

   

001

Bateria

01

kit básico com bumbo, surdo, caixa (com estante), dois tons, banco, pedal, máquina de chimbal (Hi-Hat), Estante de prato girafa (2 estágios); pratos:, chimbal 2x14" (Hi-Hat), ataque 16, condução 16 (com liga b8 pro ou superior)

002

Microfonação específica para Bateria

01

01 mic para bumbo, 02 mics para tons e surdo e 03 mics condensadores para chimbal e overheads

003

Amplificadores para guitarra

02

Com opção de valvulado

004

Amplificadores para baixo

01

Sistema com Cabeçote (amplificador de pelo menos 400watts) 1 cx com 4 x 10” e 1 cx com 1 x 15”

005

Pedestais

8

para deixar os instrumentos no palco

006

Praticáveis

06

Praticáveis para bandas e corais

007

Microfones dinâmicos

18

 

008

Microfones de lapela

04

quando necessário em apresentações de Teatro com música

009

Microfones especiais

12

Omnidirecionais, ou segundo especificação

010

Microfones condensadores

6

 

011

Monitores e sistema de fones de ouvido wireless

 

Para o retorno de som do palco para os integrantes da banda, é importante dispor da opção de fone de ouvido, preferido por alguns artistas

012

Mesa de Som Digital 24 Canais

 

Exclusiva para o sistema de palco, é importante ter um técnico exclusivo para o sistema de palco  

 

SISTEMA DE P.A

   

013

Mesa de Som Digital 24 Canais

01

Exclusiva para P.A

014

Equalizador

01

Efeito básico para regulagem fina do som

015

Processador de audio

01

 

016

Sistema de Comunicação

01

Para facilitar a comunicação interna da equipe de som

014

Sistema de P.A:

   

015

Caixas Line Array

08

Principais caixas de som

016

Caixas Sub

02

 

017

Amplificadores

04

Se necessário

018

CD/MP3 Player

01

Laptop ou player

019

EQUIPE TÉCNICA

   

020

Técnico operador de mesa

02

técnico com dedicação exclusiva para o palco e um exclusivo para o P.A para fazer ajustes.

021

Auxiliar técnico

02

Para auxílio na montagem e em situações do espetáculo

       
Necessidades técnicas especiais devem ser discutidas com antecedência com a empresa de sonorização e com a administração do Teatro. 
 
PLANO DE TRABALHO
Cabe ao produtor apresentar, antecipadamente, um plano de trabalho a fim de organizar o tempo no dia do evento, com cronograma de montagem, passagem de som e realização do show. Lembrando que é necessário reservar duas horas para a montagem da luz. 

DIA DO EVENTO
A montagem deve ser iniciada às 13h, quando os técnicos do Teatro estão à disposição, seguindo o cronograma de montagem. 

ABERTURA DOS EVENTOS
20h:  entrada do público 
Após este horário não serão permitidos testes e passagem de som.  
Durante a entrada, a produção deve dispor de no mínimo uma pessoa para o recolhimento de ingressos.  
Até o fim do show, ficam dois banners do CIC 8:30 fracamente iluminados nas laterais do palco. 
Iniciam-se as projeções de slides e vídeos institucionais até o início do espetáculo

20h30min: Ínicio do espetáculo 
Pontualmente às 20h30min, podendo atrasar até 10min quando justificado.
Início apenas após a autorização da produção do projeto por parte da FCC (para checar se está tudo preparado para o início).
Após os três sinais de início, toca-se a música de entrada e é feita a fala de abertura que apresenta brevemente o projeto. 
Qualquer proposta alternativa para a abertura deve ser informada e discutida com antecedência.
 
EM RESUMO, O PRODUTOR RESPONSÁVEL DEVE PROVIDENCIAR:
- Planejamento da divulgação e vendas (distribuição de materiais de divulgação);
- Planejamento do espetáculo (rider, requisitos técnicos, cronograma da montagem e do show);
- Auxiliar de produção (para recolhimento de bilhetes durante a entrada);
- Iluminador (que deve providenciar as gelatinas de cor para as luzes o espetáculo);
- Pagamento de ECAD ou provimento de documentação para liberação.