Redes Sociais:
Buscar por:

::Arquivo de Notícias::



Exposição no Museu Histórico de Santa Catarina comemora os 180 anos da Fazenda de Santa Catarina

Terça, 07 de Março de 2017
Uma exposição que reúne 112 itens entre fotos, objetos e documentos que marcaram quase dois séculos de história da Secretaria de Estado da Fazenda será aberta no próximo dia 9 (quinta-feira) como parte das comemorações do aniversário de 180 anos da instituição. Sob o título “Fazenda 180 anos: desafios nos movem”, a mostra levará ao público um acervo com obras de artistas catarinenses como Eli Heil, Val da Costa e Martinho de Haro.  A exposição, que ocorre no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, é gratuita e segue até 16 de abril.
 
Criada em 21 de março de 1837 como Provedoria da Província de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Fazenda é a segunda instituição mais antiga do Estado, atrás apenas da Polícia Militar. Em 180 anos de história, teve diferentes denominações – somente em 1995 é que recebeu o nome atual.  De lá para cá, sob o comando de 48 secretários, a Fazenda catarinense ganhou destaque nacional, especialmente quando se fala em uso de novas tecnologias, qualificação do gasto público, zelo na arrecadação e aplicação dos recursos. “O trabalho na Fazenda não é o de apenas arrecadar: nosso dever é garantir que cada centavo do contribuinte seja revertido em serviços de qualidade aos cidadãos e investimentos em obras e infraestrutura”, observa o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.
 
Palestra de abertura – A abertura da exposição está marcada para 19h de quinta-feira (9 de março). Às 19h30, o museólogo Renilton Roberto de Assis realiza a palestra “Museus e memoriais: histórias institucionais”, sobre a importância de preservar a história das instituições como a Secretaria de Estado da Fazenda.
 
Servidor da Fazenda de Santa Catarina há 35 anos e coordenador do Memorial da SEF, o analista da receita estadual Edson Murilo Prazeres é o curador da exposição. “A mostra traz em detalhes a evolução da instituição ao longo destes 180 anos: é a memória da Fazenda de Santa Catarina exposta em fotos, objetos, apólices e outros documentos”, explica.
 
Além das fotos, objetos, obras de arte, apólices outros documentos usados há quase dois séculos pelos coletores, profissionais responsáveis pelo recolhimento dos impostos, o visitante também encontra uma galeria com imagens dos 48 secretários que estiveram à frente da instituição. Um cenário especialmente criado para a exposição, com mesa, cadeira, calculadora, máquina e até mesmo um cofre, irá reproduzir o dia a dia de trabalho na Fazenda e transportar o visitante diretamente para o início do século XIX.
 
Serviço:
O quê: Exposição SEF 180 ANOS                                                                                                                           
Quando: de 9 de março a 16 de abril de 2017
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.                     Onde: Sala Martinho de Haro - Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita                                                                                      
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC