Redes Sociais:
Buscar por:

::Arquivo de Notícias::



Museu Histórico de Santa Catarina volta a sediar Festival Tanabata Matsuri

Quinta, 13 de Julho de 2017
A terceira edição do Festival Tanabata Matsuri ocorrerá no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, nos dias 21 e 22 de julho. O festival japonês, também conhecido por Festival das Estrelas, tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 
 
A lenda de Tanabata, introduzida há mais de 1300 anos no Japão, consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair). O Festival celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares, tais como: aumento do desempenho no trabalho ou nos estudos, sonhos e esperanças para o futuro. Os desejos escritos nas tiras de papéis coloridos chamados tanzaku são pendurados em bambus, na esperança que os desejos se tornem realidades.
 
No Brasil, o festival japonês Tanabata Matsuri ocorre desde 1979. A terceira edição do evento em Florianópolis, que é promovida pela Associação Nipo-Catarinense e pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, celebra a manutenção da cultura nipônica no Estado e no país - em Florianópolis, onde a população de descendentes está cada vez maior. A entrada é gratuita e ocorrerão apresentações de taikô (tambores), músicas japonesas, matsuridance (dança pop), bom odori (dança típica), karaokê, animekê, oficinas, origami (dobradura em papel), mangá (desenho ), kirigami (cortes em papel), furoshiki (técnica de embrulho com tecidos), nihongo (língua japonesa), shodo (escrita japonesa em pincel), segurar ohashi (palitos para comer), kitsuke (vestir kimono), ikebana (arte dos arranjos florais), bonsai (cultivo de árvores em pequenos vasos), artes marciais (aikido, kendo, kenjutsu, ninjutsu), raio taisso/kenko taisso e shiatsu e outras atrações.