Redes Sociais:

FCC retoma Projeto Bandas em Santa Catarina

Sexta, 14 de Junho de 2013

"

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), está retomando o Projeto Bandas em Santa Catarina, com a atualização e cadastro de novas bandas por meio de um formulário eletrônico disponível na Internet. O Programa Nacional Bandas de Música (Projeto Bandas) foi criado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) do Ministério da Cultura, em 1976. Em parceria com órgãos estaduais de cultura e prefeituras municipais, o projeto tem como objetivo incentivar a manutenção de bandas musicais, públicas ou privadas, por meio do cadastramento de bandas; doação de instrumentos musicais; promoção e apoio à realização de cursos para formação e aperfeiçoamento de mestres e instrumentistas de bandas; promoção e apoio à realização de cursos de manutenção e reparos de instrumentos musicais e apoio à publicação e distribuição de partituras musicais para bandas de música.

De acordo com a Funarte, o Projeto Bandas atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”, organizados, na forma da lei, como bandas civis, e que não se confundem com “bandas de rock”, “bandas de pagode”, “bandas folclóricas”, etc. Estão também excluídas do projeto as fanfarras e as bandas marciais de estabelecimentos de ensino públicos ou privados de qualquer nível; as tradicionais “bandas de pífanos” nordestinas (com seu instrumental específico); os conjuntos musicais de instituições religiosas; as bandas militares e assemelhadas. Entretanto, em âmbito estadual, para a participação nas oficinas, caso haja sobra de vagas, será permitida a participação das fanfarras e bandas marciais e militares.

A intenção da FCC é promover projetos específicos, de acordo com a corporação e sua comunidade, que envolvam as secretarias municipais e regionais, incentivem o aprimoramento técnico-musical e administrativo, bem como a circulação e encontro entre as regiões. Desta maneira, busca-se resgatar a autoestima e valorizar os equipamentos existentes, estimulando em jovens e crianças o interesse pela música brasileira. O objetivo do programa é atingir as diversas  corporações existentes no Estado e os músicos envolvidos, proporcionando um verdadeiro “despertar” da música instrumental e a inclusão sociocultural por meio deste movimento.

Tendo o Estado de Santa Catarina como parceiro, em sua trajetória o projeto atingiu um total de 103 bandas parceiras entre 1996 e 2006. Entre os anos de 2007 e 2009, realizou uma série de ações, como os Painéis Funarte de Bandas de Música em 2007, as Oficinas de Primavera e de Outono em 2008 e o lançamento da cartilha Projeto Bandas SC em 2009. No mesmo período, efetuou um recadastramento das corporações musicais do Estado (bandas e fanfarras de todas as modalidades, de entidades públicas e privadas, parceiras ou não), com o intuito de diagnosticar quantitativa e qualitativamente a demanda existente.

Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, as bandas de música têm sido um rico celeiro de maestros, músicos e gêneros musicais. Durante três séculos de sua história, o Brasil inteiro parava para ver a banda passar, trazendo alegria e música para todos.

>> Formulário para cadastro da Banda ou Corporação Musical, clique aqui.

Projeto Bandas - Santa Catarina
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina  - Centro Integrado de Cultura (CIC).
Coordenador: Rafael Pedroso Dias (rafael@fcc.sc.gov.br)
projbandas@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES:

Criação de Bandas de Música
Clique aqui para imprimir as orientações para criação de bandas de música
Clique aqui para imprimir o modelo de estatuto

Apoio para a distribuição gratuita de instrumentos de sopro
O apoio para a distribuição gratuita de instrumentos de sopro é realizado mediante lançamento de Edital. O objetivo deste apoio é propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística das bandas de música. Podem concorrer ao Edital as bandas de música constituídas sob a forma de instituição pública ou privada sem fins lucrativos (com estatuto e/ou regimento interno registrado em cartório), cadastradas na Receita Federal (CNPJ) há pelo menos 06 (seis) meses e que estejam em funcionamento por igual período.

No momento não há edital aberto para doação de instrumentos.

Conheça também:

>> Série Música Brasileira pra Bandas