Redes Sociais:
Buscar por:

::Notícias::



MIS e Teatro Ademir Rosa recebem programação do segundo Sonora – Festival internacional de Compositoras

Quarta, 30 de Agosto de 2017
A segunda edição do Sonora – Festival internacional de Compositoras vai ocorrer em 70 cidades e 21 países, e a edição de Florianópolis está marcada para os dias 4, 5 e 6 de setembro com programação no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e shows nos dias 7 e 20 de setembro no Teatro Ademir Rosa. Neste ano, 36 artistas atuantes na cena musical catarinense participarão do evento.
 
MIS/SC
 
O MIS/SC receberá shows, palestras e exposição de fotos e vídeos. Na segunda-feira (4) o fórum temático Mulheres Negras na Música contará com pocket-show de abertura, às 18h, com as artistas compositoras Marissol Mwaba e Dandara Manoela e, logo após, bate-papo com as artistas Coletivo Nega, Drica Santos, Lu Amaral, Elizabete Bernardo, Gizele, Prika Lourenço, Bruna Lima (Zalui),Yara Tatiane Espíndola, Hellen Zumbi. Para o encerramento, apresentação Preta-à-Porter. 
 
Na terça-feira (5), o bate-papo Mulheres na Música de Santa Catarina terá as artistas convidadas de honra Bernardete Póvoas (Udesc) e Irene Pavoni (Udesc). Já na quarta-feira (6), às 17h, a Oficina de Rima e Improviso será ministrada pelas artistas K47 e Suzi. Às 18h tem fórum com as Minas no Hip Hop e o tema os quatro elementos, com a participação de Moa, Susi, K47, Andressa, Bárbara Brum, Sara, Dandara e Monique. Às 20h tem Trama Feminina e, logo após, Batalha e Rolê das Minas. 
 
Durante os três dias haverá exposição no MIS, aberta à visitação das 10h30 às 20h30. O fórum temático do dia 4 terá uma ação social em prol da Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência. O ingresso são artigos femininos que, após o evento, serão doados às mulheres, crianças e adolescentes. Vale qualquer artigo em bom estado, roupas e sapatos (principalmente de dia-a-dia), produtos de higiene, cosméticos.
 
Teatro Ademir Rosa
 
As apresentações musicais ocorrem nos dias 7 e 20 de setembro, às 19h30 e às 20h30, respectivamente, no Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC). Foram selecionadas 36 compositoras atuantes na cena musical catarinense. 
 
No dia 7, participam as compositoras Denise de Castro, Silvia Beraldo, Bianca Maia, Glaci Pacheco, Johanna Hirschler, Marissol Mwaba, Renata Del Claro, Meliza, Tess, Awyn, Arielle Locatelli, Leandra Caldas, Júlia Sicone, Ka Alves, Ivana Saraçol, Luana Mockffa e Bianka de Liz. 
 
No dia (20), Cláudia Passos, Dayana Nuñez, Lurdinha Rossi (Intérprete Bárbara Damásio), Mari Leonel, Lu Amaral, Victória Aftalion, Kalinne Ribeiro, Susi Brito, GikaVoigt, Tereza Virgínia, Prika Lourenço, NataschaHak, Júlia Peixoto, Tania Meyer, Telma Coelho, Silvia Abelin, Srta. V, Renata Swoboda e Ivanna Tolotti são as atrações do show.
 
O festival
 
O Sonora nasceu visando à criação de um lugar de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras. É um espaço de reflexão coletiva e formação, para promover o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros da música, como rock, indie, hip hop, samba, MPB, instrumental, entre outros, debatendo o espaço da mulher no mercado fonográfico atual.
 
A ideia surgiu da hashtag #mulherescriando, criada pela compositora Deh Mussulini para divulgar as autoras. Em seguida, produtoras de diversos locais, conectadas pela hashtag, tiveram a ideia de criar um festival, o Sonora, que teve sua primeira edição em 2016, atingindo 21 cidades e seis países.
 
A edição de 2016 em Florianópolis reuniu, em dois dias no Teatro Pedro Ivo, 33 artistas. A programação abrangeu fóruns temáticos com nomes como Rute Gebler, Sílvia Beraldo, Verônica Kimura, Letícia Coelho, Flora Holderbaum, A Nêga  e Bernadete Póvoas; mostra audiovisual, ação social e Cortejo com o Bloco Cores de Aidê e Batalha das Mina. 
 

Fonte: Com informações da organização do evento