Redes Sociais:
Buscar por:

::Notícias::



Cinema do CIC recebe lançamento do filme A Princesa do Beco e o Lampião Cromado

Sexta, 17 de Novembro de 2017
No dia 21 de novembro, às 20h, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe o lançamento do filme A Princesa do Beco e o Lampião Cromado, da cineasta catarinense Rita de Cácia Oenning da Silva e do estadunidense Kurt Shaw. A estreia conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e tem entrada gratuita.
 
O filme, resultado de 15 anos de pesquisa e trabalho nas favelas de Recife (PE), ganhou destaque internacional, sendo exibido em diversos festivais. Produzido numa colaboração internacional entre Shine a Light (USA), Usina da Imaginação (Brasil) e FavelaNews, coloca em cena artistas de favela e profissionais de cinema, misturando a inocência e a ficção do imaginário infantil, e a inspiração da vida da periferia que oferece um documentário.
 
Segundo a diretora Rita da Silva, “o filme trata da narrativa fantasiosa fundamental a todo ser humano. Nele não desafiamos o mito e o preconceito sobre a periferia com uma apresentação da ”verdade” da favela; os enfrentamos com uma outra fantasia. Deste modo, aprendemos a importância das histórias que ouvimos e contamos  a nos mesmos e da nossa própria imaginação, que é a fabulosa massa que podemos modelar para mudar o mundo.”
 
A Princesa do Beco e o Lampião Cromado
The Princess in the Alleyway
Direção:  Rita de Cácia Oenning da Silva / Kurt Shaw
Gênero: Ficção / Comédia / Drama
Duração: 87 minutos
Ano: 2016
Sinopse: Para Severina, uma menina de dez anos que mora num beco estreito na periferia de Recife, a favela é cenário de conto de fadas, onde príncipes e cavaleiros de reinos rivais lutam entre si, e onde o romance entre realezas do maracatu e do break pode surgir a qualquer momento. O filme mistura a inocência ao imaginário infantil com e a inspiração da vida na periferia.
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC