Redes Sociais:
Buscar por:

::Arquivo de Notícias::


Vencedores do Edital Elisabete Anderle participam do evento de assinatura de contratos

Representantes de diversos segmentos da cultura de Santa Catarina estiveram presentes nesta segunda-feira, 23, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) para participar da assinatura dos contratos dos 138 projetos vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Além do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Beto Martins, que ocupa a presidência da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), participaram da mesa de abertura Mary Benedet Garcia, presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Vasques, da Comissão de Organização e Acompanhamento da FCC e Tânio Barreto, representante do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano.

Beto Martins destacou o caráter de democratização dos recursos: "Serão distribuídos, já a partir dessa semana, em torno de R$ 6 milhões aos proponentes vencedores", disse, satisfeito. O recurso será pago em parcela única e o proponente tem até 12 meses para a realização do projeto. A presidente do Conselho, Mary Garcia, salientou em sua fala o fato de o edital ser um dos instrumentos de consolidação da democracia desejada pelo setor cultural no Estado.

No total, os membros do júri selecionaram 138 projetos, ou seja, optaram por não utilizar todas as premiações disponíveis. A decisão foi baseada nas diretrizes gerais norteadoras da avaliação para seleção dos projetos, que incluíam relevância cultural e artística da iniciativa proposta, orçamento compatível com os objetivos e adequação às condições do regulamento. No total, foram premiados sete segmentos da cultura: 31 projetos na Cultura, 20 na Letras, 24 no Teatro, 12 na Dança, 17 nas Artes Visuais, 10 nas Artes Populares, 23 do Patrimônio Cultural e uma passagem para intercâmbio.

Desde que foi lançado, em maio deste ano, o edital recebeu 965 inscrições para as sete grandes áreas abarcadas: Artes Populares (subdividido em Folclore e Artesanato e Artes Circenses), Artes Visuais (subdividido em Projetos e Obras e Bolsas de Execução), Dança (para circulação, montagem e pesquisa), Letras (subdividido em Publicações e Escritor na Escola/Mediadores de Leitura), Música (para circulação, produção e gravação de CDs e DVDs e pesquisa), Patrimônio Cultural (subdividido em Material, Imaterial, Museus e Acervos e Educação Patrimonial), Teatro (para circulação, montagem e pesquisa) e ainda Passagens para Intercâmbio.

Contemplados categoria Artes Visuais


Contemplados categoria Artes Populares


 

Contemplados categoria Dança

 

Contemplados categoria Letras

 

Contemplados categoria Música

 

Contemplados categoria Patrimônio Cultural

 

Contemplados categoria Teatro


 

(Fotos: Fernanda Peres / Assessoria de Comunicação FCC)

Fonte: Ana Paula Flores / Assessoria de Comunicação SOL