Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Programação do Cinema do CIC

Segunda, 02 de Fevereiro de 2015
O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) tem sessões gratuitas todas as semanas, de quinta-feira a domingo. A realização é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unidade Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). 
 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA JANEIRO:

 

De 7 a 10 de janeiro

 
Era Uma Vez em Tóquio (TōkyōMonogatari)
Direção: Yasujiro Ozu
Duração: 136 min
Ano: 1953
País: Japão 
Classificação etária: Livre
Sinopse: A história de um casal de idosos que viaja para Tóquio para visitar seus filhos adultos.  Um filme japonês de 1953 dirigido por Yasujiro Ozu. Diretor e roteirista, começou sua carreira durante a era do cinema mudo. Ozu fez cinquenta e três filmes: vinte e seis em seus primeiros cinco anos como diretor.
 
 
 
SESSÕES: dias 7 e 9 de janeiro (quinta-feira e sábado), às 20h.
 
 
Rashômon
Direção: Akira Kurosawa
Duração: 88 min
Ano: 1950
País: Japão
Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.
 
 
SESSÕES: dias 8 e 10 de janeiro (sexta-feira e domingo), às 20h.
 
 
De 14 a 17 de janeiro
 
 
Roma, cidade aberta (Roma, città aperta)
Direção: Roberto Rossellini
Duração: 74 min
Ano: 1947
País: Itália / Alemanha 
Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: Precursor do neorealismo do cinema italiano, tornando o diretor e a atriz Anna Magnani os ícones da nova tendência. Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.
 
SESSÕES: dias 14 e 16 de janeiro (quinta-feira e sábado), às 20h.
 
 
Morte em Veneza (Mort à Venice)
Direção: Luchino Visconti
Duração: 90min 
Ano: 1971
País: Itália/ França 
Classificação etária: Livre
Sinopse: O compositor Gustave Aschenbach viaja a Veneza para repousar após um período de estresse artístico e pessoal. Lá ele desenvolve uma atração perturbadora pela beleza efébica de Tadzio, um adolescente púbere em férias com a família pertencente à nobreza polonesa.
 
 
 
SESSÕES: dias 15 e 17 de janeiro (sexta-feira e domingo), às 20h.
 
 
De 21 a 24 de janeiro
 
Fúria (Fury)
Direção: Fritz Lang
Duração: 90 min
Ano: 1936
País: EUA
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Katherine Grant e Joe Wilson querem casar mas para isso precisam de dinheiro. Katherine aceita um emprego no Oeste, enquanto Joe continua em Chicago. Quando melhora de situação, ele compra um carro e vai ao encontro de Katherine. No meio do caminho, no entanto, ele é preso e confundido com um raptor de crianças, crime que enfurece a população local. Quando sabem da prisão de Joe, uma multidão raivosa invade a delegacia e ao não conseguir entrar na cadeia, a incendeia e Joe é dado como morto. Logo a seguir, o FBI prende os verdadeiros culpados pelo rapto e é iniciado o julgamento dos linchadores de Joe. Mas, contra as expectativas, Joe ainda está vivo. E não quer se revelar pois deseja se vingar de todos os que tentaram linchá-lo e espera que sejam condenados à morte.
 
SESSÕES: dias 21 e 23 de janeiro (quinta-feira e sábado), às 20h.
 
 
Glória feita de Sangue (Paths ofglory)
Direção: Stanley Kubrick 
Duração: 88 min
Ano: 1957
País: EUA
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e, como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque, ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.
 
SESSÕES: dias 22 e 24 de janeiro (sexta-feira e domingo), às 20h.
 
De 28 a 31 de janeiro
 
A regra do jogo (La règledujeu)
Direção: Jean Renoir
Duração:  110 min
Ano: 1939
País: França
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Cultuado por muitos críticos internacionais, A Regra do Jogo, do célebre diretor Jean Renoir, retrata, em tom de farsa, a luta de classes entre empregados e aristocratas na França dos anos 30. Um jovem aviador recordista de vôo revela inocentemente a um repórter seu caso com a esposa do Marquês de La Chesnaye. Na tentativa de minimizar o escândalo, o refinado aristocrata convida várias pessoas influentes para sua casa de campo, tendo como pretexto um final de semana de caça. Entre os convidados está também o piloto, amante de sua esposa. O evento foge ao controle quando um dos convidados é assassinado.
 
SESSÕES: dias 28 e 30 de janeiro (quinta-feira e Sábado), às 20h.
 
 
A bela da tarde  (Belle de jour)
Direção: Luis Buñuel
Duração: 100 min
Ano: 1967
País: França
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Esta é a história de Séverine, jovem rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um delinqüente que se enamora da mulher e complica a cômoda situação da protagonista. Baseado no romance de Joseph Kessel.
 
SESSÕES: dias 29 e 31 de janeiro (sexta-feira e domingo), às 20h.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC