Redes Sociais:
Buscar por:

::A Fundação::


O presidente da FCC

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz é natural de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina, onde nasceu em 30 de julho de 1948. É casado com Ligia Pinto da Luz e pai de Rodolfo Pinto da Luz. 
 
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem especialização em Direito pela mesma Universidade e pós-graduação pelo Curso Regional Latino-Americano de Programas de Educação promovido pelo BIRD/CENDEC/MINIPLAN/UnB. 
 
É professor efetivo do curso de Direito da UFSC, onde também foi reitor por três mandatos: de 1984 a 1988, de 1996 a 2000 e de 2000 a 2004. Foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), e presidiu a Junta Governativa da Associação COLUMBUS de Universidades Latino-Americanas e Europeias. Exerceu, ainda, interinamente os cargos de Ministro da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC) e a presidência da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). 
 
Em 1989 assumiu a presidência do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Nos anos de 1993 e 1994 foi secretário Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto. 
 
De volta à administração municipal em Florianópolis, exerceu por cerca de 12 anos o cargo de Secretário Municipal de Educação, além de ocupar a superintendência da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) nos anos de 2009 a 2012. 
 
Cidadão honorário de Florianópolis, recebeu inúmeras distinções entre Diplomas, Medalhas, a Ordem do Mérito da Educação, a Ordem do Mérito Judiciário de Santa Catarina, a Ordem do Mérito Empresarial concedido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Roraima, Medalha João David Ferreira Lima, Medalha Dias Velho, entre outas honrarias. 
 
Contato:

E-mail: presidente@fcc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-2559

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC