Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Edição 86 do suplemento cultural Ô Catarina! está disponível para leitura on-line

Segunda, 27 de Março de 2017
Já está disponível para leitura e download a 86ª edição do suplemento cultural Ô Catarina!, editado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Esta e todas as demais edições podem ser encontradas no site da publicação, no endereço www.fcc.sc.gov.br/ocatarina
 
Criado em 1992, “Ô Catarina” cumpre a tarefa de publicar trabalhos em todos os segmentos da cultura, evidenciando a arte catarinense, as suas linguagens e as suas expressões. A partir de 2012, a publicação ganhou o amparo de uma lei específica (Lei Estadual 15.889/12) passando a se chamar Suplemento Cultural de Santa Catarina. “Ô Catarina” volta após um hiato de dois anos sem ser publicado e a sua retomada vem atender a uma demanda preeminente da população e da classe cultural. A edição está a cargo do poeta e crítico teatral Marco Vasques, com o assessoramento de um conselho editorial formado por notáveis dos campos da literatura, teatro, artes visuais, música, cinema e dança. 
 
Para Rodolfo, ainda que tenha a prerrogativa de evidenciar a arte e a cultura catarinenses, a publicação trará em suas páginas “artistas de outras regiões do país e até do mundo, bem como uma temática abrangente de assuntos”. Como é o caso da tradução, feitas com exclusividade para “Ô Catarina”, dos poemas do espanhol Alfredo Pérez pelo dramaturgo, poeta e tradutor José Eduardo Degrazia, e um artigo do poeta gaúcho Ronald Augusto. A presente edição também traz poemas de Rogério Lenzi, de Navegantes, a dramaturgia do blumenauense Gregory Haertel, conto do jovem escritor Caléu Nilson Moraes, de Santa Cecília, e um trecho do novo romance do escritor Carlos Henrique Schroeder, de Jaraguá do Sul, além de uma entrevista com o dramaturgo Pépe Sedrez, diretor da companhia teatral blumenauense Carona. Outro aspecto de destaque é o visual, com a impactante capa assinada por Valdir Rocha (obra “O Duelo”), reprodução de obra da artista florianopolitana Juliana Hoffmann e ilustrações da jovem desenhista joinvilense Carol Silva.
 
Com periodicidade trimestral, o suplemento terá tiragem de 6 mil exemplares, com distribuição gratuita para todo o Estado e país, por meio de teatros, museus, secretarias e fundações culturais e também nos espaços administrados pela FCC. O Sesc continuará como parceiro na iniciativa, levando “Ô Catarina” para todas as suas unidades no Estado. 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC