Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


MASC promove debate e exposição coletiva para refletir sobre ações do Museu

Quinta, 20 de Abril de 2017
O dia 27 de abril será para passar o quase septuagenário Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) a limpo, com uma programação que prevê debate com o público e a abertura de uma nova exposição coletiva que ocupará a claraboia e a galeria 2 do Museu. Na ocasião haverá, ainda, o encerramento do XI Salão Victor Meirelles*, em co-realização com o Coletivo NaCasa. A entrada é gratuita
 
MASC em Debate
 
A agenda começa com o evento MASC em Debate, às 17h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A ideia é discutir o papel do Museu no cenário contemporâneo das artes, ouvindo as críticas, sugestões, opiniões e anseios do público e de artistas que vivem o dia a dia da Instituição. Ainda durante o debate serão apresentadas as principais ações já previstas para o Programa Curatorial do Museu, que compreende as exposições, as ações do Núcleo Educativo e a criação de um Programa Público para reflexão e formação em arte.
 
Exposição Salão de Festas
 
Depois da discussão, o público poderá acompanhar a abertura da exposição Salão de Festas no próprio Museu. Além de ser uma exposição coletiva de dez artistas, Salão de Festas será uma ocupação que segue até o dia 19 de maio no espaço, fazendo uma autocrítica e uma leitura histórica sobre o próprio Museu, com o objetivo de promover uma revisão dos paradigmas e do papel do MASC na contemporaneidade. 
 
Com obras que abarcam diversas linguagens, participam da exposição os artistas Ivan Grilo (SP), Nuno Ramos (SP), Nara Milioli (SC) e Traplev (SC), Luciana Knabben (SC), Luis Camnitzer (Uruguai), Laura Lima (MG), Aline Dias (SC) e Diego de Los Campos (Uruguai). Entre os trabalhos que estes artistas trazem ao MASC estão o audiovisual Alvorada, apresentado por Nuno Ramos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, no ano de 2004; a intervenção O Museu É uma Escola (2009-em processo), do uruguaio Luis Camnitzer. Para o Salão de Festas, Juliana Crispe prepara, ainda, uma edição especial do Projeto Armazém, que consiste na montagem de Múltiplos (obras editadas, como publicações e livros de artista, cadernos de desenho, diários, entre outros) de diferentes artistas que dialogam com a temática da exposição. 
 
XI Salão Victor Meirelles*
 
A iniciativa do Coletivo NaCasa recebeu inscrição de cerca de 400 trabalhos de 250 artistas entre fevereiro e março de 2017. Desde o dia 1º de abril, as obras estão em exposição na sede do Coletivo, localizada no bairro Trindade, em Florianópolis. Surgido como uma crítica ao poder público pela não realização do evento desde 2009, a edição extraoficial do Salão acabou ganhando o apoio da Fundação Catarinense de Cultura que recebe, por meio do MASC, o encerramento do evento e sua "prestação de contas", com um espaço totalmente destinado ao histórico do edital.
 
Serviços:
 
O quê: MASC em Debate
Quando: 27 de abril de 2017, às 17h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
 
O quê: Exposição coletiva Salão de Festas
Abertura: 27 de abril de 2017, às 19h.
Visitação: até 19 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Claraboia e Galeria 2 do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
 
Mais informações: (48) 3664-2630 / masc@fcc.sc.gov.br.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1518016648209424/
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC