Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Arnaldo Antunes, fotografias do acervo, projeto Claraboia e obra de colecionador: MASC recebe três exposições e novo projeto

Quinta, 25 de Maio de 2017
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis, recebe as exposições Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes; Umas e Outros, com fotografias e vídeos do acervo do Museu; a primeira edição do Projeto Claraboia com a instalação Máquina Orquestra de Roberto Freitas, Marcelo Comparini e Grupo O Grivo; e a primeira edição do projeto MASC 6x3, com a obra Paisagem do artista Antonio Parreiras. A entrada é gratuita.
 
Palavra em Movimento reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos de Arnaldo Antunes realizados nos últimos trinta anos. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.
:: Saiba mais sobre a exposição
 
Umas e Outros apresenta um recorte com fotografias e vídeos que fazem parte do acervo do MASC, com a curadoria de Josué Mattos. A mostra traz trabalhos de Caetano Dias, Clara Fernandes, Danísio Silva, Fabíola Scaranto, Jerônimo de Carmo, Karina Zen, Nara Milioli, Odires Mlászho, Pazé, Paulo Greuel, Priscila dos Anjos, P.S., Raquel Stolf, Sérgio Adriano, Silvana Leal, Tony Camargo e Walmor Corrêa. Boa parte das obras participantes da exposição foram doadas recentemente por artistas que representam diferentes gerações e regiões do país.
:: Saiba mais sobre a exposição
 
A primeira edição do projeto Claraboia, do MASC, traz a instalação performativa Máquina Orquestra, de Roberto Freitas, Marcelo Comparini e O Grivo, projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014. O trabalho feito a oito mãos é baseado em um conjunto de esculturas eletrônico-mecânicas capazes de ler e processar dados inscritos em bobinas de papel vegetal milimetrado perfurado. Esses dados alimentam e controlam  um sistema de esculturas sonoras, sons sintéticos, vídeos de arquivo e câmeras ao vivo. Dentro dessas possibilidades materiais quase infinitas o grupo improvisa uma performance sonora que espacializa o som de uma forma escultórica dentro de uma situação de instalação audiovisual. 
:: Saiba mais sobre a exposição
 
MASC 6x3
 
A obra Paisagem, do pintor fluminense Antonio Parreiras (1860 - 1937) é a primeira a ir para a parede do projeto MASC 6x3. A intenção é disponibilizar uma das paredes do Museu para obras emprestadas por colecionadores, a fim de que sejam objeto de estudo para pesquisadores e estudantes. Além do debate nos diferentes meios que poderão aproveitar a iniciativa, o Museu produzirá publicações sobre o tema que serão disponibilizadas no site do MASC. O projeto marca, ainda, a participação da sociedade civil como parceira do Museu. 
 
Nesta primeira edição, a obra que participa do projeto foi um empréstimo do colecionador Marcelo Collaço Paulo, de Florianópolis. Marcelo é médico e há mais de 40 anos se dedica à aquisição e conservação de obras de arte como pinturas, objetos e esculturas de artistas cujas produções abarcam o período que vai do século XV à atualidade, e darão origem a uma exposição de grande porte prevista para ocupar os salões do MASC no início do segundo semestre de 2017. O quadro que participa da primeira edição do MASC 6x3 foi adquirido no Rio de Janeiro e trazido por Marcelo para enriquecer o acervo catarinense. 
 
A paixão pela arte, segundo Marcelo, é o que o move na dedicação que tem desde a infância pela aquisição e conservação destas obras. Ele se vê como um guardião destas obras, pelas quais literalmente vive rodeado. 
 
Ficha técnica da obra:
Artista: Antônio Parreiras (Niterói, 1860 - 1937)
Obra: Paisagem
Ano: 1929
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 1,20 x 2,35
 
 
 
Serviços: 
 
O quê: Exposição Palavra em Movimento - Arnaldo Antunes
Visitação: de 25 de maio a 3 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Agendamento para visitas mediadas: (48) 3664-2633
 
O quê: Projeto Claraboia - Máquina Orquestra
Visitação: de 25 de maio a 2 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Performances: 24 e 25 de maio, às 19h, 20h e 21h.
Conversa com os artistas: 25 de maio, às 19h30.
 
O quê: Exposição Umas e Outros
Visitação: de 25 de maio a 8 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
 
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Mais informações: (48) 3664-2630

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC