Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Ô Catarina #87 está disponível para leitura on-line

Sexta, 23 de Junho de 2017
Já está disponível para leitura on-line no site www.fcc.sc.gov.br/ocatarina a 87ª edição do Suplemento Cultural de Santa Catarina – Ô Catarina! Este número presta homenagem ao dramaturgo, diretor, ator e escritor Christiano de Almeida Scheiner, com a publicação de um conto inédito de sua autoria. Chris, como era carinhosamente conhecido no movimento teatral catarinense, morreu em 2015. O novo número do periódico editado pela Fundação Catarinense de Cultura traz um apanhado de poemas e artigos nos mais diversos campos artísticos. 
 
No curso das suas 20 páginas, o suplemento convida os leitores a um passeio pelas artes visuais, com destaque para a capa, ilustrada pela artista plástica Juliana Crispe, além de ilustrações de Carol Silva e o trabalho verbo visual de Cláudio Trindade. Também versará pela música, na entrevista com o maestro Jeferson Della Rocca, fundador e diretor da Camerata Florianópolis. A carreira da atriz Milena Moraes é dissecada em um instigante artigo. O teatro permeia outros destaques desta edição, como a dramaturgia de Afonso Nilson de Souza e, claro, o conto do homenageado Christiano de Almeida Scheiner, trabalho esse que serviu como estopim para a montagem do espetáculo E.V.A., da Cia. Persona de Teatro.
 
A literatura se fará muito bem representada com os os poemas de Edimilson de Almeida Pereira, a análise do livro Ossama, do poeta Dennis Radünz, e a tradução, também inédita, da poeta irlandesa Moya Cannon, feita pela poeta e tradutora Luci Collin. 
 
Criado em 1992, Ô Catarina cumpre a tarefa de publicar trabalhos em todos os segmentos da cultura, evidenciando a arte catarinense, as suas linguagens e as suas expressões. A partir de 2012, a publicação ganhou o amparo de uma lei específica (Lei Estadual 15.889/12) passando a se chamar Suplemento Cultural de Santa Catarina. Em março deste ano, a FCC lançou o número 86 do seu suplemento, retomando a edição e publicação após um hiato de dois anos.
 
Com periodicidade trimestral, o suplemento tem tiragem de 6 mil exemplares, com distribuição gratuita para todo o Estado e país, por meio de teatros, museus, secretarias e fundações culturais e também nos espaços administrados pela FCC. O Sesc continuará como parceiro na iniciativa, levando Ô Catarina para todas as suas unidades no Estado. 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC