Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


MASC recebe exposição de Paulo Gaiad e ocupação do grupo Cena 11

Sexta, 07 de Julho de 2017
No dia 19 de julho, o Museu da Arte de Santa Catarina (MASC) irá receber duas grandes novidades em suas galerias: a exposição Atestado da Loucura, com obras do artista plástico Paulo Gaiad na Sala Harry Laus; e a segunda edição do Projeto Claraboia, com a ocupação inédita do grupo interdisciplinar Cena 11. A abertura será às 19h, com entrada gratuita. Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
 
Atestado da Loucura
 
Com 29 obras oriundas do fundo de ateliê do artista, Atestado da Loucura apresenta trabalhos feitos por Paulo Gaiad em diferentes períodos da carreira do artista, reunidos no ateliê onde ele viveu nos últimos 30 anos. 
 
Radicado em Florianópolis desde a década de 1980, Paulo Gaiad é reconhecidamente um dos artistas mais profícuos no desenvolvimento de obras cuja construção recrie cenas e narrativas reinventadas pelo encontro de imagens apropriadas com seu vocabulário com forte tom melancólico e afetivo.
 
O artista faleceu em outubro de 2016, deixando um legado de mais de 200 obras, que o MASC começou a pesquisar com a finalidade de realizar a exposição, cuja curadoria é assinada pelo também administrador do Museu Josué Mattos e pela curadora adjunta Édina de Marco. 
 
Um seminário, com a presença de pesquisadores de diferentes partes do Brasil, está previsto para outubro deste ano, finalizando um ciclo de debates iniciado por instituições como a Fundação Badesc, o Museu Victor Meirelles, o Museu de Escola Catarinense e a UDESC como forma de homenagear Gaiad.
 
Projeto Claraboia
 
O grupo interdisciplinar Cena 11 prepara uma ocupação inédita para a segunda edição do Claraboia, projeto de comissionamento a artistas contemporâneos que o MASC inaugurou em maio com o projeto Máquina Orquestra, dos artistas Roberto Freitas, O Grivo e Marcelo Comparini.
 
Para a segunda edição do Claraboia, os artistas pretendem concentrar elementos que permeiam a trajetória da companhia em um espaço singular. Não se trata, portanto, de um projeto com vocação a retrospectiva da trajetória do coletivo. Antes, o que está em jogo é a construção, por intermédio do projeto, de uma estratégia para agrupar, em um espaço cuja vocação é tanto tornar público o processo do grupo, quanto explorar a condição experimental da arte atual, estudos e uma ocupação que funcione como contraponto a rasura com que comumente são estabelecidas as relações do sujeito com seu entorno. 
 
Como investigadores do estado de presença no espaço, cada momento de performance ou construção narrativa entre o visitante do Museu e os artistas que estiverem presentes funcionará como um elemento inaugural na construção da obra em processo. Cabe questionar, com este projeto, o que resta a ser vivido em espaços híbridos, que confundem temporalidades e atravessam o participante e os performers de maneira insólita. 
 
 
Mais exposições no MASC
 
Além dessas, o MASC está com duas outras exposições abertas à visitação: Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes, foi prorrogada até 3 de setembro; e Umas e Outros, com fotografias e vídeos do acervo do Museu, segue até 8 de outubro. 
 
Palavra em Movimento apresenta caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos trinta anos pelo artista que também é cantor e compositor. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.
 
Umas e Outros parte do conceito da coletividade para pensar questões relacionadas ao indivíduo. Com a curadoria de Josué Mattos, também administrador do Museu, a mostra traz trabalhos de Caetano Dias, Clara Fernandes, Danísio Silva, Fabíola Scaranto, Jerônimo de Carmo, Karina Zen, Nara Milioli, Odires Mlászho, Pazé, Paulo Greuel, Priscila dos Anjos, P.S., Raquel Stolf, Sérgio Adriano, Silvana Leal, Tony Camargo e Walmor Corrêa. 
 
MASC 6x3
 
A obra Paisagem, do pintor fluminense Antonio Parreiras (1860 - 1937) é a primeira a ir para a parede do projeto MASC 6x3. A intenção é disponibilizar uma das paredes do Museu para obras emprestadas por colecionadores, a fim de que sejam objeto de estudo para pesquisadores e estudantes. Além do debate nos diferentes meios que poderão aproveitar a iniciativa, o Museu produzirá publicações sobre o tema que serão disponibilizadas no site do MASC. O projeto marca, ainda, a participação da sociedade civil como parceira do Museu. 
 
Nesta primeira edição, a obra que participa do projeto foi um empréstimo do colecionador Marcelo Collaço Paulo, de Florianópolis. Marcelo é médico e há mais de 40 anos se dedica à aquisição e conservação de obras de arte como pinturas, objetos e esculturas de artistas cujas produções abarcam o período que vai do século XV à atualidade, e darão origem a uma exposição de grande porte prevista para ocupar os salões do MASC no início do segundo semestre de 2017. O quadro que participa da primeira edição do MASC 6x3 foi adquirido no Rio de Janeiro e trazido por Marcelo para enriquecer o acervo catarinense. 
 
A paixão pela arte, segundo Marcelo, é o que o move na dedicação que tem desde a infância pela aquisição e conservação destas obras. Ele se vê como um guardião destas obras, pelas quais literalmente vive rodeado. 
 
Ficha técnica da obra:
Artista: Antônio Parreiras (Niterói, 1860 - 1937)
Obra: Paisagem
Ano: 1929
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 1,20 x 2,35
 
 
 
Serviços:
 
O quê: Exposição Atestado da Loucura 
Artista: Paulo Gaiad
Abertura: 19/07/2017, às 19h
Visitação: até 08/10/2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Sala Harry Laus do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
 
O quê: 2ª edição do Projeto Claraboia
Artista: Grupo Cena 11
Abertura: 19/07/2017, às 19h
Visitação: até 1º/10/2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Sala Harry Laus do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
 
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1571904002830846
 
O quê: Exposição Umas e Outros
Visitação: de 25 de maio a 8 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
 
O quê: Exposição Palavra em Movimento - Arnaldo Antunes
Visitação: de 25 de maio a 3 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
 
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
 
Mais informações pelo e-mail masc@fcc.sc.gov.br e agendamento de visitas pelo telefone (48) 3664-2633.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC