Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Sistema Estadual de Museus leva ciclo de discussão a Itajaí

Quarta, 09 de Agosto de 2017
Está de volta o Conversando sobre Museu, ciclo de discussão promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).No dia 20 de setembro, o encontro será realizado no Museu Histórico de Itajaí, com o tema Plano Museológico desafio permanente. As inscrições estão abertas e devem ser feitas preenchendo o formulário disponível abaixo e enviando para o endereço semsc@fcc.sc.gov.br. Serão oferecidas 70 vagas.
 
:: Baixe a ficha de inscrição
 
A proposta é levar a discussão sobre esse tema para as sete regiões museológicas de Santa Catarina, contribuindo de alguma maneira com a compreensão sobre a sua aplicação e importância como instrumento de gestão integrada para instituições museológicas. O evento será realizado em parceria entre SEM/SC e o Conselho Regional de Museologia 5ª Região, com o apoio da Fundação Genésio Miranda Lins. Na ocasião os palestrantes serão Renilton Assis, coordenador do SEM/SC; e Marco Antonio F. Ballester Junior, presidente do COREM 5ª Região.
 
O ciclo de discussão Conversando sobre Museu consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes.
 
Sobre os palestrantes:
 
Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior
Possui especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012), graduação em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010) e graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Atualmente é auxiliar de arquivo e museu da Fundação Genésio Miranda Lins. É o atual presidente do Conselho Regional de Museologia 5ª Região. Tem experiência na área de Museologia em inventários de patrimônio material, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, museologia, educação, ensino, história, redes, ação cultural, inclusão e história, ditadura e movimento estudantil. 
 
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cargo: museólogo, atualmente como coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico, coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC (2012 - 2013), coordenou o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC (2014 - 2015).
 
Serviço:
 
O quê: Conversando sobre Museu - Itajaí
Quando: 20 de setembro de 2017, das 14h às 17h.
Onde: Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, 681, Centro - Itajaí (SC)
Participação gratuita
Informações: semsc@fcc.sc.gov.br
 
 
 
 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC