Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Cinema do CIC recebe lançamento do filme O casamento de Clarice e Bataille

Sexta, 11 de Agosto de 2017

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe na próxima terça-feira (15), às 20h, o lançamento do filme O casamento de Clarice e Bataille (2017 - 57 min), de Aline Dias e Julia Amaral. A produção foi realizada entre 2016 e 2017, por meio do Prêmio Catarinense de Artes Visuais do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a partir de roteiro premiado pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema, com Ana Lucia Vilela (2012).

A proposta deste casamento fílmico vem sendo desenvolvida desde 2012, quando o roteiro foi desenvolvido e tem como ponto de partida o desejo de aproximação conceitual/ficcional entre os escritores Clarice Lispector e Georges Bataille. No filme, o casal constrói um espaço-tempo lento e introspectivo, imersos em gestos e ambientes domésticos.

Rejeitando uma estrutura narrativa convencional, os personagens habitam os mesmo espaços, mas não contracenam. Sem encontros, sem diálogos, o filme complexifica o termo que o intitula: o casamento, que aqui excede o contrato social, amoroso ou físico é pensado como experiência literária compartilhada (ou desejo de partilha de uma experiência insubordinável ao discurso).

A produção conta com trilha sonora da artista Raquel Stolf e direção de fotografia de Diego Canarin.