Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Museu Histórico de Santa Catarina recebe exposição de miniaturas enxaimel

Sexta, 29 de Setembro de 2017
O Museu Histórico de Santa Catarina recebe a partir do dia 5 de outubro a exposição Miniaturas Enxaimel, com trabalhos do artista Max Diel Volles, selecionada pelo Edital de Exposições Temporárias do Museu. A mostra fica aberta à visitação até 5 de novembro, com entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h as 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. No dia da abertura, haverá palestra sobre como se faz o enxaimel, as ferramentas que se utiliza, sua história na região do Vale do Itajaí, os costumes e rituais praticados pelos carpinteiros desta técnica. 
 
A exposição contempla 10 miniaturas de edificações enxaimel e uma ponte, além de uma parede em forma de L em tamanho real. O foco é o trabalho artífice de carpintaria, mostrando a complexidade destas estruturas. Todas as miniaturas têm as mesmas características das reais e o mais impressionante é que também são desmontáveis. 
 
A relevância desta exposição é mostrar que antigas tradições germânicas estão, aos poucos, retornando ao nosso cotidiano. A construção com técnica enxaimel foi interrompida durante perseguição aos estrangeiros durante a Segunda Guerra e só agora está retornando graças às pesquisas realizadas no Brasil e à colaboração da comunidade germânica. 
 
O enxaimel é uma antiga técnica construtiva na qual uma rígida estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com pedras, taipa ou tijolos. São construções bem típicas da Idade Média na Europa e vários países ainda preservam e mantêm viva esta técnica. Em Santa Catarina, há muitas edificações enxaimel nas diversas cidades fundadas por imigrantes germânicos. Desde simples casas até magníficos edifícios. Aqui, ajudou muito aos colonos a se estabelecerem em seus lotes porque uma casa enxaimel possui uma característica única na história humana que a torna muito especial. 
 
 
Serviço:
 
O quê: Exposição Miniaturas Enxaimel - Max Diel Volles 
Abertura: 5 de outubro, às 19h
Visitação: de 6 de outubro a 5 de novembro de 2017. De terça a sexta-feira, das 10h as 18h; sábados,domingos e feriados, das 10h às 16h.
Onde: Sala Martinho de Haro - Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa 
Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6363

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC