Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


MIS recebe lançamento de livro sobre patrimônio

Quarta, 11 de Outubro de 2017

No dia 17 de outubro, às 19h, o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) será palco do lançamento do livro Patrimônio imaginado: fotografia e patrimônio cultural, uma coletânea que reúne sete artigos de pesquisadores acadêmicos, organizada por Janice Gonçalves e editada pela Editora OiKos. O evento ocorrerá no espaço da Caixa de Ideias com entrada gratuita.


No lançamento, haverá venda de exemplares e também a distribuição de parte dos livros para instituições culturais de Santa Catarina, cujos representantes estiverem presentes.

Sobre o livro

Qual o papel da fotografia na produção de crença no valor dos bens considerados patrimônio cultural? Que imaginário social foi concomitantemente produzido acerca dele - que patrimônio, afinal, foi “imaginado”? Em que medida pode-se afirmar que as imagens fotográficas condicionam os processos de patrimonialização? É possível detectar uma retórica fotográfica própria na produção e na disseminação dos bens culturais tornados patrimônio? E com outro viés, como pensar a patrimonialização dos próprios acervos fotográficos?

Os textos da coletânea apresentam resultados de pesquisas feitas por autores e autoras, cuja formação está inteira ou parcialmente inscrita no campo de História (com uma única exceção, que se refere ao campo da Arquitetura). Algumas dessas pesquisas, desde logo, tiveram como foco a relação entre fotografias e patrimônios culturais: nos casos em que isso não ocorreu, as contribuições preparadas para o livro efetuaram um exercício de reinterpretação dos materiais pesquisados, de modo a examinar as interações ente aqueles termos.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro Patrimônio imaginado: fotografia e patrimônio cultural
Quando: 17/10/2017, às 19h
Onde: Caixa de Ideias do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC