Redes Sociais:
Buscar por:

::Mais notícias::


Conversando sobre Museu promove encontro na UFSC

Terça, 24 de Outubro de 2017
O ciclo de discussão “Conversando sobre Museu”, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), estará no dia 13 de novembro no campus da UFSC, em Florianópolis, para mais uma nova edição. O tema deste encontro será “Plano Museológico: Desafio Permanente” e as inscrições são gratuitas e estão abertas. A conversa acontecerá das 14h30 às 17h30 no Auditório Airton Silva, do Departamento de Matemática, no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM).
 
ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 
Para essa edição do ciclo estão confirmadas as participações do coordenador do SEM/SC, Renilton Assis, do presidente do Conselho Regional de Museologia – 5ª Região (COREM), Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior, e da professora do curso de Museologia da UFSC, Luciana Silveira Cardoso. O projeto Conversando sobre Museu consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes.
 
O evento na UFSC será realizado em parceria com o COREM - 5ª Região e terá o apoio do curso de Museologia. A proposta é levar a discussão sobre esse tema para as sete regiões museológicas de Santa Catarina contribuindo de alguma maneira com a compreensão sobre a sua aplicação e importância como instrumento de gestão integrada para instituições museológicas. Portanto, nesta edição será contemplada a região da Grande Florianópolis. 
 
As inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas a 50 participantes. O SEM/SC também emitirá certificados aos inscritos.
 
Sobre os palestrantes
 
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis: Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cargo: museólogo, atualmente como coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico, coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC (2012 - 2013), coordenou o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC (2014 - 2015)..
 
Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior: Possui especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012), graduação em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010) e graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Atualmente é auxiliar de arquivo e museu da Fundação Genésio Miranda Lins. Tem experiência na área de Museologia em inventários de patrimônio material, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, museologia, educação, ensino, história, redes, ação cultural, inclusão e história, ditadura e movimento estudantil. Presidente do Conselho Regional de Museologia 5ª Região. 
 
 
Luciana Silveira Cardoso: Professora no curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Museóloga, formada na primeira turma do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, tendo trabalhado com questões relacionadas a Conservação de Acervos Museológicos e Reservas Técnicas. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais pela Faculdade FAISA - Polo Santo Augusto, tendo trabalhado com a questão da fruição do Patrimônio Cultural através da Museologia Social. Mestre em Patrimônio Cultural, linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, tendo trabalhado com a problematização da Lei 11904/2009 e a gestão de museus.
 
 
Serviço
 
O quê: Conversando Sobre Museu - “Plano Museológico: Desafio Permanente”
Quando: Dia 13/11/2017, das 14h30 às 17h30
Local: Auditório Airton Silva - Departamento de Matemática - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas  (CFM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.
Vagas: 50 participantes
Inscrições: gratuitas por meio de inscrição digital (AQUI)
Mais informações: semsc@fcc.sc.gov.br / (48) 3664-2604

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC