Marca GOV 110px

Inaugurado em maio de 2012, o Museu Tijucas ocupa as salas principais do Casarão Gallotti, imponente residência construída no ano de 1898, na qual também está instalada a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas. Implantado pela Administração Municipal a partir do edital ‘Mais Museus’ do Ministério da Cultura, que financia a implantação de museus através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o museu abriga uma exposição de longa duração sobre a cidade e a família Gallotti, intitulada ‘TY Yuca’.

A mostra é composta por salas temáticas, onde estão expostos objetos, fotos, móveis e outros materiais que resgatam aspectos como: Território, Gente da Terra, Lazeres e Sociabilidades, Celebrações e Tradições e Saberes e Sabores. Já em homenagem à família, o Museu conta com os espaços: ‘Benjamin Gallotti’, ‘Entra, a Casa é tua’ e ‘Casarão Restaurado’.


Além de inúmeros visitantes que procuram o local para conhecer um pouco mais da história da cidade, o Museu também é muito frequentado por todos que prestigiam os eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos. Com extensa programação cultural durante todo o ano, a Secretaria promove inúmeros eventos na cidade, sendo a maioria deles realizados no Casarão Gallotti.

Sobre o Casarão

A residência que abriga o Museu Tijucas foi edificada em 1898 e possui estilo eclético, baseado no castelo da família Gallotti na Itália, sob a encomenda de Benjamin Gallotti – renomado empresário da época.

Além de ter funcionado por muitos anos como um ponto de encontros políticos, era também um local animado por festas e apresentações de artistas locais. Após o falecimento de Maria Gallotti, em 1987, a última integrante da família a morar na casa, o local ficou fechado por muitos anos, sendo doado ao Município pela família Gallotti no ano de 2007, tendo por objetivo converter o imóvel em um espaço cultural aberto ao povo de Tijucas.

Como o Casarão estava em péssimo estado de conservação, foi necessária uma completa restauração da edificação. As obras de restauro terminaram em 15 de dezembro de 2009 e a partir dali começaram os estudos e a captação de recursos para implantação do Museu Tijucas.

Sua proposta principal é atuar como um Museu de Território, extrapolando assim os limites físicos do Casarão, abrangendo todo o território de Tijucas. Seu maior objetivo é que todo cidadão de Tijucas se identifique com o Museu, quer seja pela história da cidade, quer seja pelo seu patrimônio material ou imaterial.

Endereço: Rua Coronel Gallotti, nº 183. Casarão Gallotti – Centro – Tijucas – SC.
Contatos:
Fone: (48) 3263-5665
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: www.facebook.com/museu.tijucas

Fonte: Museu Tijucas