Marca GOV 110px

Inaugurado em 27 de setembro de 2010, o Museu de Hábitos e Costumes, localizado em Blumenau, tem recebido visitantes não somente da cidade, mas também de municípios vizinhos, de todo o país e exterior. Tem como missão prestar serviço à sociedade por meio do resgate, conservação, valorização, e reconhecimento do patrimônio regional, contribuindo para o fortalecimento identitário e da cidadania dos blumenauenses pela pesquisa e preservação do bens culturais.

O Museu foi constituído de um sonho antigo da senhora Ellen Weege Vollmer que desde muito cedo começou a recolher peças com o intuito de um expô-las. As peças mais variadas das mais distintas épocas. O tempo passou e seu grandioso acervo foi repassado à Fundação Cultural de Blumenau que com o apoio de patrocinadores criou o museu.

Apresenta um acervo que permite ao visitante viajar no tempo, muitas vezes revivendo cenas de sua infância ou de seu passado. As exposições de longa duração do Museu de Hábitos e Costumes dividem-se em 13 temáticas relacionados aos costumes da região, como as vaidades femininas, o casamento, o costume ou a necessidade da costura e bordado, roupas íntimas, brinquedos das mais distintas épocas, móveis, utensílios para o lar.

O Museu de Hábitos e Costumes realiza visitas mediadas e guiadas aos grupos previamente agendados. Visa, com esse atendimento individualizado, proporcionar reflexão aos visitantes acerca da história regional. Atualmente são realizadas ações educativas ao final das visitações, bem como recebimento de visitas em horários especiais (Programa Museus à Noite), realização de oficinas e fomento a pesquisa.

Localizado na rua XV de Novembro, nº 25, no centro de Blumenau. Aberto ao público das 10h às 16h, de terça-feira a domingo. Sendo cobrado uma taxa de R$ 3 inteira e R$ 1,50 para estudantes. Acima de 60 anos e abaixo de 8 anos a entrada é gratuita. 

>> Telefone de contato: (47) 3326-8049.

Fonte: Museu de Hábitos de Costumes