Marca GOV 110px

O prédio que abriga o Museu Histórico Municipal de São José foi construído entre o fim do século XVIII e do início do XIX. É um sobrado de arquitetura tipicamente tradicional: colonial luso-brasileira. O andar superior destinava-se à moradia e o inferior, ao comércio. Foi tombado pela Lei Estadual nº 5846/1980, restaurado em 1984 e aberto à visitação em 1988. Pertenceu à família de Luiz Ferreira de Mello, político destacado, que chegou à presidência da Província de Santa Catarina.

O casarão testemunhou vários acontecimentos de relevância histórica, como a elevação da freguesia à categoria de vila (município), a instalação da sede da Guarda Nacional e do Governo Provisório do Estado no curso da Revolução Federalista e a assinatura do Termo da Instituição da República do Estado de Santa Catarina.

Museu e a Comunidade

O Museu Histórico Municipal de São José tem como objetivo registrar a memória de São José, salvaguardando todos os bens patrimoniais, culturais e históricos que ali se encontram. Seu acervo é eclético, bastante diversificado, com objetos de arte sacra, de comunicação, de transporte, de decoração e outros.

Além de dispor o seu acervo à visitação pública, também faz um trabalho social, interagindo com a comunidade ao promover oportunidades de estudo e de lazer, exposições de curta duração de artes plásticas, lançamentos literários outros eventos culturais.

Exposição de Longa Duração

O Museu Histórico Municipal de São José possui um acervo eclético com uma temática voltada para São José, abrangendo mais de 250 anos da história da região.

Exposições de Curta Duração

O Museu Histórico Municipal de São José disponibiliza para a comunidade um espaço de 52m², para exposições de curta duração.

Setor Educativo

O Museu Histórico oferece visitas monitoradas por professores qualificados, destacando a história do município, as datas do calendário cívico e realizando a mediação entre o acervo e o público, atendendo os alunos com atividades lúdicas e pedagógicas.

Escolas e grupos devem agendar as visitas previamente, pelos telefones (48) 3247 0059 ou (48) 3259 79 32.

 

Acesso

Ônibus que passam pelo Centro Histórico de São José.

Funcionamento

De segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada franca.

Localização

Museu Histórico Municipal de São José
Rua Gaspar Neves, 3175
Centro Histórico - São José – SC
CEP: 88103-250
Fone (48) 3247-0059/ 3259-7932
E- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Museu Histórico de São José