Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), divulga as datas de realização dos encontros regionais que irão compor o 4º Fórum de Museus de Santa Catarina, a ser realizado em Florianópolis no mês de outubro. Além disso, está disponível para download no fim desta matéria o documento referência do Plano Setorial de Museus que, após discussão e validação nas instâncias regionais e estadual do Fórum, será a base para as ações de políticas públicas da FCC nos próximos anos.

O SEM/SC também receberá sugestões para inclusão de propostas ao Plano até o dia 20 de setembro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A formação do 4º Fórum de Museus compreende:

a) Sete fóruns regionais, de modo a atingir todas as regiões museológicas do estado, para consulta pública do texto-base do Plano Setorial de Museus de Santa Catarina.

b) Um fórum estadual, a ser promovido no município de Florianópolis, de modo a validar as proposições encaminhadas pelas etapas regionais, e realizado no período compreendido entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013. Na oportunidade também ocorrerão conferências, painéis e relatos de experiências com o objetivo de integrar os participantes.

O Plano Setorial de Museus de Santa Catarina está sendo construído a partir das proposições aprovadas no 3º Fórum de Museus (Chapecó, 2011). Durante um ano, a equipe do SEM/SC e seu Comitê Gestor sistematizaram essas propostas e incluíram outras ações para atender às atuais necessidades de qualificação do campo museal catarinense. Essa estruturação agora será disponibilizada para consulta pública e discussão nos sete Fóruns Regionais, conforme calendário abaixo.

20 de agosto: Joinville (Região Norte)
Local: Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) - Rua Dona Francisca, 600, Centro
CEP: 89201-250
Horário: das 9h às 17h

21 de agosto: Blumenau (Região do Vale do Itajaí)
Local: Auditório da Fundação Cultural de Blumenau (FCBLU) - R. Quinze de Novembro, 16,1Centro CEP: 89010-001
Horário: das 9h às 17h

22 de agosto: Florianópolis (Região da Grande Florianópolis)
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica
CEP: 88025-202
Horário: das 9h às 17h

23 de agosto: Criciúma (Região Sul)
Local: Auditório da Livraria Fátima - Praça Nereu Ramos, 186 - Centro 
CEP: 88804-050
Horário: das 9h às 17h

17 de setembro: Chapecó (Região Oeste)
Local: Auditório do Centro de Memórias do Oeste Catarinense (CEOM/UNOCHAPECÓ) - Rua Líbano, 111-D, Bairro Passos dos Fortes
CEP: 89809-000
Horário: das 9h às 17h

18 de setembro: Videira (Região Meio-Oeste)
Local: Museu do Vinho Mário de Pellegrin - Rua Padre Anchieta, 344, Bairro Matriz
CEP: 89560-000
Horário: das 9h às 17h

19 de setembro: Lages (Região da Serra)
Local: Auditório da Fundação Cultural de Lages - Rua Benjamin Constant, 141, Centro (prédio do Museu Thiago de Castro)
CEP: 88501-110
Horário: das 9h às 17h

Sobre o Plano de Museus

O Plano de Museus terá vigência pelos próximos 10 anos e fará parte do Plano Estadual de Cultura, como setorial. Será uma importante ferramenta de gestão e planejamento de políticas públicas para a área. As propostas de ações estão divididas em seis eixos:

1. Capacitação e formação;
2. Gestão;
3. Financiamento e fomento;
4. Democratização do acesso aos bens culturais;
5. Acervos;
6. Pesquisa.

Esta é a oportunidade para profissionais atuantes em museus e demais interessados avaliarem o documento e indicar inclusões, supressões e outras alterações no texto-base. Participe, sua opinião é muito importante!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI

Fonte: Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)