Marca GOV 110px

Mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é uma instituição de caráter tecnológico, histórico e documental que preserva, pesquisa e divulga a cultura material de diversas etnias, destacando um acervo proveniente da imigração em Orleans e região sul de Santa Catarina. A expressão “ao Ar Livre” corresponde à forma de apresentação do acervo, num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida de uma dada comunidade, em determinada época.

Inaugurado em 30 de agosto de 1980, o Museu ao Ar Livre é o primeiro do gênero na América Latina, instalado numa área de 20 mil metros quadrados. As construções, de características tradicionais, abrangem capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria e monjolo, incluindo as belas rodas d’água.

Além destas unidades citadas, também encontramos instalada nas dependências do Museu a Casa de Pedra, que conserva o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (Cedohi) com documentos da extinta empresa colonizadora Grão Pará, constituída pela Princesa Isabel e o Conde d’Eu na década de 1870. A Casa de Padra também tem um espaço destinado a exposições de longa e curta duração.

Localizado na rua Pe. João Leonir Dall’Alba, s/nº, Bairro Murialdo, o museu fica aberto ao público das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de terça-feira a sexta-feira. Sábados domingos e feriados, das 9h às 17h30min. Sendo cobrada entrada inteira R$ 3, meia entrada R$ 1,50 - para grupos escolares, estudantes com carteirinha, professores, crianças com idade entre 7 e 12 anos, idosos acima de 60 anos. Menores de 7 anos gratuito.


Telefones de contato: (48) 3466-5600 – 3466-5626.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Museu Ao Ar Livre Princesa Isabel