Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), divulga o calendário de oficinas do Programa de Capacitação Museológica para 2013. As inscrições para o Módulo 4, a ser realizado em agosto e setembro, já estão abertas. Serão ofertadas 35 vagas gratuitas, priorizando o público-alvo que são os gestores culturais, profissionais atuantes em museus e estudantes da área museológica.

Módulo 4: Conservação de acervos e gestão de riscos

Ementa: Os museus e suas funções. Conceitos de preservação, conservação e restauração. Procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem e transporte. Política de conser¬vação de acervos. Ações preventivas para roubos, furtos, incêndio e vandalismo (plano de segurança). O edifício e seu planejamento espacial visando a segurança do acervo e das pessoas. Diagnósticos e mapeamento das áreas de risco dos museus. Capacitação e sensibilização dos funcionários.

Ministrante

Angela Luciane Peyerl: graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde. Atua há seis anos na área de Conservação de Bens Culturais Móveis. Desenvolveu trabalhos com conservação preventiva e curativa no Museu Histórico de Itajaí e no laboratório de arqueologia do Museu Etnoarqueológico de Itajaí. Ministrante da Oficina de Conservação de Acervos nos municípios de Águas de Chapecó (SC), Erval Grande (RS), Alpestre (RS), pela Empresa Viés Cultural.  Membro da Associação Catarinense de Conservadores Restauradores, atualmente é presidente do Conselho Municipal de Cultura de Navegantes.
 
Calendário:

01 e 02 de agosto: Tijucas
13 e 14 de agosto: São Miguel do Oeste
15 e 16 de agosto: Caçador 
27 e 28 de agosto: Sombrio
29 e 30 de agosto: São Joaquim
10 e 11 de setembro: Corupá
12 e 13 de setembro: Taió

>> INSCREVA-SE CLICANDO AQUI



Mais informações:
Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
(48) 3953-2374

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC