Marca GOV 110px

O Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia de Construção, em Lages, foi inaugurado em 9 de abril de 1998. É mantido pelo 10º BEC e encontra-se dentro das instalações do Batalhão. O acervo preserva peças, documentos, quadros, fotografias entre outros materiais, possui também materiais exposto no pátio do Museu, como vagões ferroviários, máquinas e equipamentos utilizados nas construções e uma Estação de Trem onde é oferecido passeio na Maria Fumaça “Jaguarizinho”, que depois de 50 anos estática, foi totalmente recuperada e hoje circula em circuíto ferroviário dentro do Batalhão.

Todos esses aspectos revivem e retratam parte de mais de um século e meio da história do mais antigo e tradicional Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, conhecido como o “Milionário das Ferrovias”. O Museu Ferroviário tem como missão salvaguardar, preservar e pesquisar o acervo histórico do então 1º Batalhão Ferroviário, com o objetivo de comunicar e socializar, por meio de exposições e ações educativas, a história das construções ferroviárias no sul do Brasil.

Além da guarda e preservação desses acervos, o Museu Ferroviário desenvolve ações que visam ao conhecimento e à socialização da memória histórica do Batalhão, por meio da interação “museu-comunidade”.

Sobre o Batalhão

O 1º Batalhão Ferroviário, Unidade de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, foi criado em 23 de janeiro de 1855, conforme o Decreto Imperial nº 1.336  como Batalhão de Engenheiros. Na região Sul, foi organizado inicialmente na cidade de Cachoeira do Sul (RS) a 24 de abril de 1889, e possuia em seu organograma a presença de uma Companhia de Estrada de Ferro e Telégrafos e a prescrição para que atuassem na construção  de ferrovias e linhas telegráficas.
 
Iniciava-se a saga da Engenharia Militar na missão de executar obras e implantar a infraestrutura ferroviária no sul do Brasil. Os 147 quilômetros de estrada de ferro que ligavam as cidades de Cacequi (RS) e Inhanduí (RS), entre 1901 e 1907, marcaram o início de uma longa jornada de construções ferroviárias que se desenvolveu mais demoradamente nos três estados do Sul, em particular na região missioneira do estado do Rio Grande do Sul. Foram construídos cerca de 1500 quilômetros de ferrovias, acantonando em 13 cidades e deixado implantado seus trabalhos em mais de 40 municípios. 
 
Das tantas importantes obras atribuídas ao Batalhão, são de destaque a EF-116 TPS (Tronco Principal Sul) e EF-491 (Ferrovia do Trigo). Em ambas o Batalhão agregou uma quantidade impressionante de túneis, pontes e viadutos. Em 1 de março de 1971, foi transferido para Lages (SC) e em março de 1999 se transformou no 10º Batalhão de Engenharia de Construção.

Serviço:

Localização: Avenida Marechal Rondon, 200 - Bairro Conta Dinheiro - Lages/SC
Atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min. Sexta-feira, das 8h às 12h.
Excursões e escolas devem agendar previamente.
Entrada gratuíta.
Contato:
(49) 3251-9565 ou 3251-9539
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Museu Ferroviário do 10º BEC