Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), lançou nesta quarta-feira (19) o livro Documentação Museológica e Gestão de Acervo, segundo volume da Coleção Estudos Museológicos, no campus da Universidade Regional de Blumenau (Furb), durante o encerramento do Seminário Interdisciplinar em Museologia do Museu Hering (SiM). 
 
Na solenidade de lançamento, a diretora do Museu Hering, Amélia Malheiros, agradeceu a presença da presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, que junto com a autora da publicação, Renata Cardozo Padilha, e a professora Marília Xavier Cury, autora dos anais do Seminário, compôs a mesa. 
 
Maria Teresinha Debatin agradeceu o trabalho da equipe do SEM/SC que possibilitou a publicação do segundo volume da série de sete livros. A presidente da FCC lembrou da importância da produção de materiais dessa natureza, devido à dificuldade de se encontrar bibliografias da área e da necessidade de se atrair um maior público aos museus catarinenses. "Temos que encontrar mais meios de incentivar os pais a levarem seus filhos para dentro dos museus, e conhecer mais sobre sua própria história e cultura", completou. 
 
A autora do segundo volume, Renata Cardozo Padilha agradeceu à FCC e às instituições museológicas que contribuíram com o material. O livro compila informações sobre como gerir acervos, tanto nas questões éticas como nas legais, e a documentação administrativa. 
 
Sobre a publicação
 
O livro tem como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais de museus e valorizar o acervo presente nestas instituições, trazendo reflexões e práticas sobre temas pertinentes à área. O volume 2 da Coleção, escrito pela ex-professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação pela mesma Universidade, Renata Cardozo Padilha, conta com orientações a respeito da documentação e gestão de acervos.
 
Lançado em 2013, o primeiro volume abordou a conservação de acervos museológicos. A exemplo da publicação anterior, o segundo volume da série também será distribuído gratuitamente para todas as instituições museológicas, prefeituras municipais, bibliotecas e instituições de ensino do Estado, bem como disponibilizado para download no site da FCC. 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC