Marca GOV 110px

Juiz de Fora, em Minas Gerais, recebe entre os dias 14 e 17 de outubro, o V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários (V EIEMC). Uma programação bem diversa e de caráter híbrido – acadêmico e comunitário – está sendo preparada com o objetivo de promover trocas entre pesquisas e experiências, conhecimentos científicos e saberes populares.
 
O evento terá como tema central "Iniciativas museológicas comunitárias: construindo caminhos para o bem-viver". Em torno dele, outros três eixos temáticos irão direcionar o encontro. As inscrições podem ser feitas na página do EIEMC até 1º de outubro, que também disponibilizará, em breve, a programação completa.
 
A diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram, Manuelina Duarte; o antropólogo José Jorge de Carvalho (UnB – Brasil); a coordenadora e fundadora do Museu da Maré, Cláudia Rose Ribeiro da Silva; o museólogo Mário Chagas (UniRio) e os internacionais Teresa Morales Lersh (UMCO/INAH – México) e Alberto Garlandini (ICOM – Itália) já estão confirmados para palestrar no V EIEMC, que contará também com mini-cursos e oficinas.
 
Site do V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários - V EIEMC:  http://www.eiemc2015.com/
 

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram