Marca GOV 110px

No dia 20 de outubro, das 15h30min às 18h, ocorre a segunda edição da mesa redonda sobre Integralismo no Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul. Após 83 anos do lançamento do Manifesto de Outubro de 1932, o Museu propõe uma segunda edição do encontro ocorrido em 2014, intitulada “Mesa Redonda sobre Integralismo” com o objetivo de promover uma análise aprofundada sobre as gerações das famílias que participaram da Ação Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), movimento político lançado pelo escritor, poeta e político Plínio Salgado, responsável por enraizar marcas,  ainda hoje presentes no Vale do Itapocu, em especial Jaraguá do Sul (SC). 
 
Neste ano, o evento será novamente no MHES com a colaboração do pesquisador e colecionador Guilherme Jorge Figueira e da presença inédita de Gumercindo Rocha Dorea, aclamado editor da cidade de São Paulo (SP) que, além de secretario pessoal de Plínio Salgado,  ocupou o cargo de Presidente Nacional da Confederação dos Centros Culturais da Juventude, nas décadas de 1950 e 1960, entidade que teve o líder Integralista como Presidente de Honra, enriquecendo o evento e trazendo novas informações sobre a história do Sigma no Sul do país. 
 
O evento será aberto à comunidade, estudantes do ensino superior de história, sociologia, professores da educação básica, Câmara de Vereadores Mirins e grêmios estudantis das escolas. Na oportunidade, serão debatidos aspectos singulares da Ação Integralista Brasileira em Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu, que na década de 1930 elegeu um número elevado de vereadores e prefeitos, rivalizando com a oligarquia local e criando uma dicotomia entre as classes políticas e sociais. Dentre os personagens ímpares da história regional que participaram deste período, destaca-se: Emílio da Silva, Leopoldo Augusto Gerent, Fernando Sacht, Ricardo Grüenwaldt e Nereu Ramos.  
 
A presença de farto acervo sobre as atividades dos camisas-verdes no Arquivo Histórico “Eugênio Victor Schmöckel” demonstra a difusão da doutrina Integralista em toda a região, ampliando o debate e divulgando valioso acervo da história regional, sendo uma real possibilidade em se debater os costumes da época, responsável em provocar intensas rupturas na sociedade brasileira. Nesta linha das rivalidades políticas, ainda hoje é possível encontrar a Rua Domingos Rodrigues da Nova, criada pelo interventor Prefeito Leônidas Cabral Herbster para substituir o nome anterior do mártir Integralista Ricardo Grüenwaldt, homenageado pela Lei n°56, de 06 de setembro de 1937. 
 
Nesta perspectiva, será apresentada ao público uma exposição iconográfica que traça um paralelo sobre a
memória regional, indicando monumentos e construções emblemáticas que abordam a intrínseca história de Jaraguá do Sul com a Ação Integralista Brasileira,  presentes ainda hoje na região com artigos da época, além de biografias de personalidades, como o celebrado escritor Dr. Othon Gama Lobo D´Eça, Chefe Provincial em Santa Catarina - SC. 
 
Ampliando o debate, durante os meses de outubro e novembro de 2015, a exposição sobre “O Integralismo em Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu” poderá ser visitada no primeiro andar compondo o projeto sobre o resgate da memória política e regional. 
 
Serviço: 
O que: II Mesa Redonda sobre Integralismo
Data: 20/10/2015 (terça-feira)
Horário: 15h30min às 18h
Local: Museu Histórico Emílio da Silva
Envolvidos: Professores de História da Rede Municipal, Estadual, Federal e Universidade.
Observação: Haverá certificação de 04 horas para os cursistas
 
 
 

Fonte: Museu Histórico Emílio da Silva