Redes Sociais:
Buscar por:

::Notícias::



Grupo Engenho

Segunda, 19 de Dezembro de 2016
O Grupo Engenho, um dos mais importantes grupos musicais de Santa Catarina, sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), através do Projeto Verão Cultural, para mostrar o melhor da típica música popular do litoral catarinense em uma noite especial. 
 
O Grupo Engenho é uma das principais referências da música catarinense e um dos precursores da produção fonográfica independente no Brasil. Em sua música, seja nas letras ou ritmos, sempre com toques sociais e políticos, estão presentes elementos da cultura da Ilha de Santa Catarina e de todo Sul do Brasil, trazidos pela experiência, origem diversa de cada um dos integrantes e pela ampla e contínua pesquisa de campo.
 
Criado em Florianópolis por Marcelo Muniz, Chico Thives e Luiz Mourkazel, em 1977, o Engenho se consolidou e se projetou nacionalmente a partir de 1979, com a formação de Marcelo Muniz (baixo e voz), Chico Thives (bateria), Cristaldo Souza (acordeon), Alisson Mota (violão e voz) e Claudio Frazê (percussão). O grupo fez parte, junto a outros músicos brasileiros, de um movimento de produção independente em oposição à indústria fonográfica que se implantava rapidamente achatando o mercado; lançou, então, o seu primeiro álbum, intitulado Vou Botá Meu Boi na Rua, pela Engenho Produções e Gravações Ltda, distribuído nacionalmente pela Independente, de São Paulo. O sucesso do trabalho levou-os a gravar, a seguir, o álbum Engenho, resultado de pesquisas sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina realizadas por seus integrantes, orientados pelo professor e artista Franklin Cascaes.
 
Em 2011, o Engenho voltou a se reunir e fazer shows com sua segunda formação quase completa: Marcelo Muniz (baixo e voz), Chico Thives (bateria), Alisson Mota (violão e voz) e Claudio Frazê (percussão); e como convidados Marcelo Besen (acordeon), Guto Vieira (violino) e Manu Vieira (voz), permanecendo como a atual formação do Grupo.
 
O show De trés ont’onte a dijaôji, título faz alusão direta ao linguajar típico dos descendentes de açorianos moradores da Ilha de Santa Catarina,  traz clássicos conhecidos do público e mostra releituras de antigos sucessos, como Corre Menina, Meu Boi Vadiou, Lua Mansa, Força Madrinheira, Feijão com Caviar e Quintal e a canção inédita, Areia.  O Grupo Engenho mostra nesse show que a roda do engenho continua girando e emocionando todos nós!
 
A apresentação faz parte da programação de janeiro do projeto Verão Cultural CIC 2017, da Fundação Catarinense de Cultura. Confira a programação completa do mês em: http://bit.ly/2hEIK43
 
 
Serviço: 
 
O quê: Grupo Engenho 
Quando: 21/01/2017 (sábado), às 21h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) 
À venda no site Blueticket
Classificação indicativa: Livre
♦ Idade mínima para acessar ao evento desacompanhado: 15 anos
♦ Menores de 05 anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar.
Onde: Teatro Ademir Rosa - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria do teatro) 
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1364772410209256/